PAI JORGE>(53)3230 0598 / (53)8116 7625/ 9101 2827 / 9949 9946

E-mail:rakaama@vetorial.net <==> Site:www.vetorialnet.com.br/~rakaama

No link SEMANARIO toda segunda-feira tem assunto novo. E na APRESENTAÇÃO, Pelegrino exausto ,toda terça-feira tem assunto novo.

COMIDA DO ORIXÁ IANSÃ - OIÁ

Lendas - Orixá

Mo jubá.

Quando relaciono aqui AXÉS COM ORIXÁ OIÁ-IANSÃ ,tenho como finalidade colocar a seu dispor ferramentas diversas para você receber,dar,na realidade manipular esta energia .São dicas das mais diversas na linha de orações, ebós, obrigações, agrados, simpatias,muitas destas manipulações são tão antigas como o pó da estrada,outras são frutos da evolução humana,espiritual e claro folclórica. Tradicional.

Não significa que são ebós para você vencer em todos os obstáculos que tenhas que enfrentar na estrada da vida ao longo de seu percurso ,mas com certeza lhe darão ânimo,força e determinação.

Fortalecendo o seu modo de pensar significa você sair de uma situação estagnada seja qual for e partir para uma situação que julga ser melhor,isto em todos os campos.Através da conquista do espaço desejado.

Pode ser uma viagem que não se concretize. Um namoro complicado,um amante que não se decide.Uma venda que não se efetue,bem...as orientações estão abaixo.

Desejo que você tenha discernimento para fazer a escolha,não apenas da ferramenta a usar,mas principalmente quanto a necessidade do uso.

Quem sabe não tem aqui uma receitinha especial para o seu caso?

Boa sorte

Ou Jafusi Inanga

 

PAI JORGE>(53)3230 0598 / (53)8116 7625/ 9101 2827 / 9949 9946

E-mail:rakaama@vetorial.net <==> Site:www.vetorialnet.com.br/~rakaama

No link SEMANARIO toda terça-feira tem assunto novo. E na APRESENTAÇÃO, Pelegrino exausto ,toda sexta-feira tem assunto novo.

 

@ABARÁ

-Feijão fradinho-

-Cebola-

-Sal-

-Azeite-de-dendê-

-Camarão graúdo seco-

-Folha de bananeira-

Deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro. Descasque os grãos um a um,retire o olho preto.Passe o feijão na chapa mais fina do moedor.Tempere com cebola e o sal.Bata com colher de pau até obter um creme consistente. Junta-se um pouco de pimenta e azeite-de-dendê na massa,da mesma maneira que se faz com o acarajé , vai-se tirando pequenas quantidades de massa e faça bolo , duas colheres de sopa formam um bolinho. Embrulhando-se em folhas de bananeira previamente aquecidas.

Cada embrulho leva um camarão seco inteiro.

Cozinha-se os embrulho em banho-maria.É este ebó já requer mais calma e trabalho meticuloso para que possa ficar a contento.Para amarrar os pacotinhos utilize as fibras que tem no tronco da bananeira.Bem este modo é o tradicional.A maneira que fomos acostumados a fazer,mas hoje primamos pela conservação e não degradação do meio ambiente, podemos então alterar este axé sem prejudicar a vibração desejada, substituindo as folhas de bananeira pela casca da banana,fazendo-a de prato,ou melhor espécie de concha.Tente portanto descascar a banana deixando a casca mais completa possível condicionando dentro o bolinho.

 

@ACABAR COM AS BRIGAS

CIGANA MADALENA

-1 MAÇA VERMELHA.

-SINAL DA PESSOA ENVOLVIDA.

-1 ALIANÇA[bijuteria].

-25 CM DE FITA LARGA AMARELA.

-25 CM DE FITA LARGA AZUL.

-25 CM DE FITA LARGA VERMELHA.

-1 VELA AZUL.

Corte a maça vermelha ao meio, retire o miolo e coloque dentro o nome,ou retrato ,ou cabelo juntamente com uma aliança,a aliança que pode ser de bijuteria.

Prenda as duas partes da frutas amarrando em fitas amarelas, azul e vermelha.

Acender uma vela azul para cigana Madalena.

 

@ACARAJÉ

-FEIJÃO FRADINHO-

-CEBOLA-

-SAL-

-PIMENTA VERMELHA SECA-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO GRAÚDO SECO.

Deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro. Descasque os grãos um a um,retire o olho preto. Passe o feijão na chapa mais fina do moedor.Tempere com cebola e o sal.Bata com colher de pau até obter um creme consistente.Faça bolo ,coloque um camarão dentro e feche o bolinho.Frite o acarajé no azeite-de-dendê , duas colheres de sopa formam um bolinho.

Não esqueça que orixá OIÁ gosta de pratos bem fartos. Você pode quando servir o acarajé ,em número de 15,enfeitar o prato com maça,loro, pepino .Use a criatividade,bom senso.Use o coração.A finalidade maior do acarajé é agradar,bem mais que pedir,mas sempre se conecte com seu orixá quando está executando os procedimentos de cozimento,arrumação do prato.

 

@ACASSÁ

-CANGICA BRANCA-

-FOLHA DE BANANEIRA-

-ALGUIDAR DE BARRO-

-VELA MARROM OU BRANCA-

Deixa-se o milho branco com água em alguidar novo.

Sem qualquer resíduo até amolecer.

Ralando-se depois.

Passa-se numa peneira fina ficando ao cabo de algum tempo a massa no fundo do vaso,isto pronto escoa-se a água , deitando-se a massa no fogo , com outra água , até cozinhar em ponto grosso,retirando-se com uma colher de madeira pequenas porções que são envolvidas em folhas de bananeira depois de rápido aquecimento no fogo.-

 

@AMOR CLANDESTINO

PIPERONA DE ALFAMA

Aqui estão vinte cinco cartas

Tome-se vinte e cinco demônios

Entrem no corpo e no sangue de ...

Nas sensações do corpo

Dizendo a [ ] amado [a]

Pois não poderá existir ou comer ou beber

e nem conversar com outras pessoas

Pelas vinte e cinco cartas ,[ ] vai bater na minha porta.

 

@BATATA DOCE

-2 BATATAS DOCE DE TAMANHO MÉDIO

-2 COLHERES DE SOPA DE MEL DE CAMOTIM

Descascar as batatas e corta-las em cubinhos,colocando a cozinhar com 2 copos de água,levando à fervura.Reduza o fogo e deixe cozinhar em fogo lento por aproximadamente 30 minutos,ou até as batatas ficarem macias.Espalhe o mel sobre as batatas e agite-as até ficarem bem cobertas.

-arriar na quarta-feira

-despachar na sexta-feira

-horário melhor é 21 hs

-Vela vermelha

 

@BOBÓ OU IPETE

-BATATA DOCE-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO SECO-

-CEBOLA SECA-

-PIMENTA MALAGUETA-

-LORO-

-MAÇA-

Batata doce descascada e cozida,cortada em fatias , fervida em seguida amasse e misture no azeite-de-dendê com camarão ralado , cebola , pimenta malagueta. Faça um purê com todos os ingredientes .Enfeite com folhas de loro,e se preferir pode também enfeitar com maçã.

 

@EFÓ

- Língua-de-vaca-

- Cebola seca-

- Pimenta malagueta seca-

- Camarões seco -

- Sal -

- Azeite-de-dendê -

Corta-se a erva conhecida por " língua de vaca " ou mostarda, pondo ao fogo para ferver com pouca água , feito isto escoa-se e coloca-se de novo na mesma vasilha com cebola , pimenta-malagueta seca , camarões secos e sal . Botar azeite-de-dendê depois de tudo ralado.

 

@EJÁ

- Peixe-

- Limão -

- Coentro -

- Alho-

- Cebola seca-

- Cheiro verde -

- Azeite-de-dendê-

- Óleo de urucum-

- Tomate-

Tempere postas de peixe de água salgada com suco de limão , coentro e alho espremido. Reserve por pelo menos 1 hora.Em uma panela , refogue cebola , óleo de urucum e duas colheres de azeite-de-dendê,reserve.Numa panela de barro untada, com uma colher de azeite, forre a metade da medida da cebola refogada com óleo de urucum e o azeite , metade de tomate picado. Acrescente as postas de peixe sem coloca-las uma por cima da outra.Cubra o restante de cebola refogada e com o tomate e acrescente o coentro e sal a gosto.leve a panela tampada ao fogo aproximadamente 25 minutos.

Sacudindo de quando em vez para não grudar os ingredientes.-

 

@ EJÁ FUNFUN

- Peixe-

- Limão -

- Coentro -

- Alho-

- Cebola seca-

- Cheiro verde -

- Azeite docê -

- Óleo de urucum-

- Tomate-

Tempere postas de peixe de água doce com sal , suco de limão e alho espremido. Reserve por pelo menos 1 hora.Em uma panela , refogue cebola , óleo de urucum e duas colheres de azeite doce. Reserve.Numa panela de barro untada, com uma colher de azeite, forre a metade da medida da cebola refogada com óleo de urucum e o azeite , metade de tomate picado. Acrescente as postas de peixe sem coloca-las uma por cima da outra. Cubra o restante com cebola refogada e com o tomate e acrescente o coentro e sal a gosto. Leve a panela tampada ao fogo aproximadamente 25 minutos.

Sacudindo de quando em vez para não grudar os Ingredientes.-

 

@INHAMES

-Inhame,mandioca,aipim -

-Azeite-de-dendê -

-Camarão seco -

-Cebola seca -

-Tomate -

-Pimenta unha-de-moça -

-Loro -

-Maça -

Descascar inhame ,cozinhar , cortar em fatias.

Fritar no azeite-de-dendê . Enfeitar o prato com camarão seco, cebola em rodelas ,pimenta e loro ,também rodelas

de maça.

 

@JACICOU

-Camarão-

-Cebola seca-

-Coentro-

-Tomate-

-Pimentão verde,vermelho e amarelo-

-Sal-

-Azeite-de-dendê-

-Arros-

-Farinha de trigo-

Cozinha-se camarão com todos os temperos, isto é ,cebola , coentro ,tomate , pimentão , sal e azeite . Quando amolecer e estiver caldo grosso , com o auxilio do machucador , esmaga-se o camarão .Mistura-se com arroz cozido e farinha de goma até os dedos ficarem limpos .

Forma-se bolos que são fritos de preferência no azeite-de- dendê .

 

@JUSTIÇA

Pegar três espigas de milho e três lenços vermelhos deixando no igbá de IANSÃ por 3 dias.

Pegar três garrafas de cachaça ,abri-las e deixar em forma de triângulo no igbá de Bará,também por 3 dias.

Após os três dias passa-se as espigas com casca e tudo no corpo da pessoa,embrulha-se uma em cada pano e entrega-se a Bará AGELÚ { }.

Depois de 7 dias ,desembrulha-se tudo despachando as espigas em uma encruzilhada junto com a cachaça.

Em casa amarra-se os lenços na cabeça da pessoa , que deverá dormir por uma noite com eles amarrados na cabeça . No dia seguinte constroem-se três bandeiras , uma com cada lenço ,leva-se ao local onde as espigas e a cachaça foram despachadas , cravando as bandeiras ali.

 

@MAÇAS

-9 maças.

-Cangica branca.

-5 ou 9 rosas vermelhas.

Cozinhar 9 maças com água .Cozinhar cangica branca. Colocar em uma tigela a cangica cozida e após as maças, enfeitando com rosa vermelha .

 

@OLELÉ

-FEIJÃO FRADINHO-

-CEBOLA-

-SAL-

-AZEITE-DE-DENDÊ-

-CAMARÃO GRAÚDO SECO-

-FOLHA DE BANANEIRA-

Olelé é feito da mesma massa do abará ,vejamos...

deixe o feijão fradinho de molho de um dia para outro.Descasque os grãos um a um,retire o olho preto.Passe o feijão na chapa mais fina do moedor.Tempere com cebola e o sal.Bata com colher de pau até obter um creme consistente. Junta-se um pouco de pimenta e azeite-de-dendê na massa de acarajé,da mesma maneira que se faz com o acarajé , vai-se tirando pequenas quantidades de massa e faça bolo , duas colheres de sopa formam um bolinho.

Cada embrulho leva um camarão seco inteiro, pronto ,o abará é enrolado na folha de bananeira para cozinhar no vapor .Este axé é comida ritual importante de agrado e não aconselho a ser trocado seus engredientes ,a menos que não tenha alternativa,usando assim o bom senso.

 

@PEPINOS E MAÇAS

- 9 pepinos médios.

- 9 maças vermelhas.

- Azeite-de-dendê.-

- Mel.

Cortar 9 pepinos em rodelas , juntamente com 9 maças. Colocar em uma travessa , as rodelas de maças ficam nas bordas e a dos pepinos no centro.Azeite-de-dendê banha as rodelas de pepino e mel deita-se nas rodelas de maça .

 

@PRECE Oiá nossa bela senhora Dona da coroa

Oiá que chegastes a nós Possuidora de grande valor Tu que põe fogo na terra Quando chega do céu Te saudamos Oh mãe Que queima reluzente Que põe fogo na terra Quando...[fazer o pedido].

 

 

PAI JORGE>(53)3230 0598 / (53)8116 7625/ 9101 2827 / 9949 9946

E-mail:rakaama@vetorial.net <==> Site:www.vetorialnet.com.br/~rakaama

No link SEMANARIO toda terça-feira tem assunto novo. E na APRESENTAÇÃO, Pelegrino exausto ,toda sexta-feira tem assunto novo.

Voltar