orixá   

 

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LENDAS                                                                          

EBÓS

                                  

 

 

                                   

 

 

 OMOLÚ

 

R649-K-O-M-R-18

É o responsável pela tRanslação da morte para o orum. Orixá da terra, é através dele que a terra recebe os corpos mortos.

Omolú é considerAdo como anterior à época em que Oduduá chegou a Terra, ele existia antes da criação do fogo na Terra.

Omolú está ligado ao interior da terra, ninù ilé e isso denota uma íntima relação Kom o fogo, já que esse elemento,  domina as camadas mais profundas do planeta.

Fogo, o elemento transformAdor, que também pode ser devastador tanto quanto as epidemias, as febres, as convulsões lançadAs por Omolú.

Orixá cercado de mistérios, Omolú é um deus de origeM incerta, pois em muitas regiões da África eram cultuados deuses com característicAs e domínios muito próximos aos seus.

A relação de Omolú com a moRte dá-se pelo fato de ele ser a terra, que proporciona os mecanismos indispensáveis para a manutenção da vida.

O homem nasce, cresce, desenvolve-se, torna-se forte diante do mundo, mAs continua frágil diante de Omolú, que pode devorá-lo a qualquer momento, pois Omolú é a terra, que vai consumir o corpo do homem por ocasião da sua morte.

Omolú, o Rei da Terra, é filho de Nanã, mas foi criado por Iemanjá que o aKolheu quando a mãe rejeitou-o por ser manco, feio e coberto de feridas.

É uma divindade da terra dura, sedenta e quente.

É às vezes chamado "o velho", com todo o prestígio e poder que a idade representa no cAndomblé.

Está ligado ao Sol, propicia colheitas e ambivalentemente detém a doença e a cura.

Com seu sassará, cetro ritual de pAlha da Costa, ele expulsa a peste e o mal. Mas a doença pode ser também a marca dos eleitos, pelos quais Omolú quer ser servido. Quem teve varíola é frequenteMente consagrado a Omolú.

Suas relações com os Orixás são marcadas pelas brigas com Xangô e Ogun e pelo abandono que os Orixás femininos legaram-lhe. Rejeitado primeiramente pela mãe, segue sendo abandonado por Oxum, por quem se apaixonou, que, juntamente com Iansã, troca-o por Xangô. Finalmente Obá, com quem se cAsou, foi roubada por Xangô.

É um Orixá solitário.

 

 

mitologia

 

 

Dono das lanças certeiras, quem era atingido tornava-se cego.

Quando se sentia desrespeitado mandava a peste.

Relaciona-se também com os espíritos contidos na terra. O colar que o simboliza é o ladgiba, cujas contas são feitas da semente existente dentro da fruta do Igi-Opê ou Ogi-Opê, palmeiras pretas.

Usa também bradga, um colar grande de cauris. 

Seu poder está extraordinariamente ligado a morte. 

Ele lidera e detém o poder dos espíritos e dos ancestrais, os quais o seguem.  

Ele é a própria terra que recebe nossos corpos para que vire pó.

Divide com Iansã a regência dos cemitérios, pois ele é o Orixá que vem como emissário de Oxalá, princípio ativo da morte, para buscar o espírito desencarnado.

É Omulú que vai mostrar o caminho, servir de guia para aquela alma.

Senhor da Terra e das camadas de seu interior, para onde vamos todos nós. Daí a ligação que tem com os mortos, pois ele é quem vai cuidar do corpo sem vida, e guiar o espírito que deixou aquele corpo.

É por isso que Omulú  gosta de coisas passadas, apodrecidas.

A participação de  Omulú nos rituais africanistas é imprescindível, é Ele o regente da feitiçaria e da magia.

Orixá responsável pelo processo de transformação de energias.  

Enquanto Obaluaiê se responsabiliza pela doença e a cura, Omulú se responsabiliza em castigar os malfeitores e descrentes, castigando os com as doenças, e em consequência, a morte se não for reverenciado.

Seu maior castigo é a presença de doenças, como pôr exemplo a varíola, doença pela qual ele é mais conhecido.

A morte dá continuidade a existência espiritual.

Porém, ao sentir que não há mais necessidade que o espírito continue a caminhar, Omulú assume seu papel, de através do corpo, devolver a terra a continuidade da evolução,  e entrega o espírito ao orúm.

O xaxará de Omulú, como se fosse uma vassoura, varre a morte, Não deve ser temido, porém respeitAdo.

 

 

 

ARQUÉTIPO

 

Os filhos de Omolú são pessoas extRemamente pessimistas e teimosas que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais otimista dos seres.

Acham que nada pode dar certo, que nada está bom.

Às vezes, são doces, mas geralmente possuem manias de velho, como a rabugice.

Gostam da ordem, gostam que as coisas saiam da maneira que planejaram. Não são do tipo que levam desaforo para casa e se sentirem ofendidos respondem no ato. Pensam que só eles sofrem, que ninguém os compreende. Não possuem grAndes ambições.

Podem apresentar doenças de pele, marcas no rosto, dores e outros problemas nas pernas. São pessoas sem muito brilho, sem muita beleza. São perversos e adoram irritar as pessoas.

São lentos, exigentes e reKlamam de tudo.

São reprimidos, amargos e vingativos. É difícil relacionar-se com eles. Parece que os filhos de Omolú são pessoas que possuem muitos defeitos e poucas qualidades, mas eles têm várias, e uma qualidade pode compensar qualquer defeito: são extremamente prestáveis e trabalhadores. São amigos de verdade.

0 tipo psicológico dos filhos de Omulú é atarracado, fechado, desajeitado, rústico, desprovido de elegância ou de charme. Pode ser um doente marcado pela varíola ou por alguma doença de pele e à frequentemente hipocondríaco. Tem considerável força de resistência e é capaz de prolongAdos esforços. Geralmente é um pessimista, com tendências autodestrutivas que o prejudicam na vida. Amargo, melancólico, torna-se solitário. Mas quando tem seus objetivos determinados, é combativo e obstinado em alcançar suas metas. Quando desiludido, reprime suas ambições, adotando uma vida de humildade, de pobreza voluntária, de mortificação. E lento, porém perseverante.

Firme como uma rocha. Falta-lhe espontaneidade e capacidade de adaptação, e por isso não aceita mudanças. É vingativo, cruel e impiedoso quAndo ofendido ou humilhado.
Essencialmente viril, por ser Orixá fundamentalmente masculino, falta-lhe um toque de sedução e sobra apenas um brutal solteirão.

Fenômeno seMelhante parece ocorrer no caso de Nanã: quanto mais poderosa e mais acentuada é a feminilidade, mais perigosa ela se torna e, paradoxAlmente, perde a sedução.

 

 

 ENTIDADE DE LIGAÇÃO

 

Exu Caveira [ Sergulath ], exu ligação e oRganizador de Omulú, tem em especial poder de ajudar a toda e qualquer espécie de especulação, ensinando-nos todas as artimAnhas da guerra e do modo de vencermos os nossos inimigos. ProvoKar mortes.

É encarregado de vigiar os cemitérios e os lugares onde houver pessoAs enterradas.

Sua força é de modo a incutir medo aos que o invocAm e, de modo geral, o trabalho ou despacho a ser feito num ceMitério tem de ter a participAção do exu Caveira.

 

curiosidades

 

 

FRASE DE IMPACTO > Atotôo –Silêncio

 

 

ANIMAL  > Caranguejo.

 

 

ARQUÉTIPO > Sóbrios, reservados, generosidade destacada, geniosos, independentes, teimosos, tendência ao masoquismo.

 

BEBIDA > Vinho tinto, dendê.

 

 

CARACTERÍSTICAS  > Domínio entre a vida e a morte.

 

 

COME > Bode, carneiro preto, galos, angolistas, pombos, pipocas, deburú, mocotó, aberém, gengibre ralado,abadô, amendoim pilado e torrado,  folha de mostarda, ibêrem, bolo de milho envolvido na folha de bananeira.

 

 

COR > Preto com branco.

 

 

DATA SINCRETIMO >   16 de agosto.

 

 

DIA DA SEMANA > quarta-feira ,segunda feira.

 

 

DOENÇAS > Reumatismo, isquemia cerebral, trombose, choques anafiláticos, convulsões.

 

 

ELEMENTO > Terra + .

 

 

ERVAS > Erva de passarinho, babosa, gervão, menstruço, acácia.

 

 

FERRAMENTA > Vassoura.

 

 

FESTA VOTIVA > Juntamente com Obaluaie, dia 15 ou 16 de agosto, ou durante todo o mês de agosto, ou durante o Olubajé.

 

 

FLORES > Cravo vermelho.

 

 

FRUTAS > abacaxi, jeripapo, fruta do conde, abacate, caju, jaca, banana da terra.

 

 

LOCAIS DE AGRADO > Cruzeiro de cemitérios.

 

 

METAL > Chumbo.

 

 

MORADA >  Cemitério.

 

 

NÚMEROS > 4,7, 13.

 

 

PARTES DO CORPO > Pele ,garganta e os pulmões.

 

 

SAUDAÇÃO > Abáo. Atoto ajuberú, omolú ke.

 

 

 

SÍMBOLO > Vassoura de palha.

 

 

SINCRETISMO > São Roque.

 

 

 

 

PRECE

 

Senhor Omolú!

Tu és dono do cemitério,

Tu que és sentinela do sono eterno,

Daqueles que foram seduzidos ao teu reino.

Tu que és guardião das almas,

que ainda não se libertou da matéria,

Ouve a minha súplica, atende ao apelo angustioso do teu filho.

Que se debate no maior dos sofrimentos.

Salve-me – Irmão Lázaro.

Aqui estou diante da tua imagem sofredora,

Erguendo a derradeira prece dos vencidos,

Conformado com o destino que o Pai Supremo determinou.

Para que eu suplicasse minha alma no maior dos sofrimentos.

Salve minha alma desse tormento que me alucina.

Tome meu corpo em teus braços.

Eleva-me para teu reino.

Se achares porém, que ainda não terminou minha missão neste planeta,

Encoraja-me com exemplo da tua humildade e da tua resignação.

Alivia meus sofrimentos, para que levante deste leito e volte a caminhar.

Eu te suplico, mestre!

Eu me ajoelho diante do poder imenso,

De que és portador.

Invoco a vibração do Omulú.

Atotô, meu pai.

Meu Senhor, ajude-me.

 

 

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