orixá



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LENDAS

EBÓS



 

 

 

 



OTIM

R136-KO-M-1

Orixá da caça filha de Enrilé.

Sempre repResentada com o jarro de água na cabeça, pois alem de ser guerreira também cuida das plantAções.

Orixá da caça, companheira de Odé.

Otim, usa Kapanga e lança, arco e flexa.

Orixá feminino que se alimenta de todo tipo de caça, porém seu alimento preferido é a cArne de porco.

Alguns dizem ser esposa de Odé Oxóssi ou irmã, e que o acompanha pelas matas, caçAndo.

Defende tanto o caçador, quanto a caça.

Orixá da caça, da floresta.

Otim é um orixá que vive ao ar livre e está sempre longe de um lar organizado e estável.

Seu coMbate cotidiano, entretanto, está nas matas, caçando os animais que vão garantir a alimentação da tribo, sendo por isso consagrada como protetora dos caçadores e eterna provedorA da subsistência.

Protege tanto quem mata o animal como o pRóprio animal, já que é um fim nobre a morte de um ser para servir de alimento para outro.

Protege o cAçador e a caça, pois são seres do mesmo espaço, a floresta.

Por isso Otim nunca aprova a matança pura e simples, para ela a morte dos animais deve garantir a Komida para os humanos ou os rituais para os deuses, sendo símbolo de resistência à caça predatória.

O conceito de liberdade e independência para Otim é muito claro.

Sua responsAbilidade principal com relação ao mundo é garantir a vida dos animais para que possam ser caçados.

Em alguns cultos, também se atribui à ela o poder sobre as colheitas, já que agricultura foi introduzida historicamente depois da caça como meio de subsistência.

Orixá tem grande prestígio e força popular, além de um grande número de filhos, embora muitos dados a Odé.

Seus símbolos são ligados à caça, no Candomblé, possui um ou dois chifres de búfalo dependurados na cintura. Na mão, usa o eruquerê, que são pelos de rabo de boi presos numa bainha de couro enfeitAda com búzios, um ofá arco e flecha, uma lança.

Otin mora nas águas com Iemanjá, Erinle e Oxum e na floresta com os irmãos Ossain, Ogun e Odé, no cultivo com Orixá Oko e Ossaiyn representam as formas mais arcaicas de sobrevivência, a apologia da caça em detrimento da agricultura, a apologia da magia e do ocultismo em detriMento da ciência.

Dois Orixás o mago Ossaim, o solitário senhor das folhas, e Otim a caçadora não apreciam contato com muita gente.

Possuem em comum o gosto pelo individualismo e o ambiente que habitam: a floresta virgem, as terras verdes não cultivadas.

A floresta é a terra do perigo, o mundo desconhecido além do limite estabelecido pela civilização iorubana, é o que está além do fim da aldeia.

Os caminhos não são traçados pelas cabanas, mas sim pelas árvores, o mato invade as trilhas não utilizadas, os animais estão soltos e podem atAcar livremente.

É o território do medo.

 

 

MITOLOGIA



É tradicionalmente associado à lua e, por conseguinte, à noite, as Iyá mi Ajés e os pássaRos da noite, pois a noite é o melhor momento pAra a caça.

Otim e Ossaim têm na floresta o próprio fim, nela se escondem.

Ela para Kapturar os animais, Ele para poder estudar sozinho e recolher as folhas sagrAdas.

O mito da caçadora identifica-se com diversos conceitos dos índios brAsileiros sobre a mata ser região tipicaMente povoada por espíritos de mortos, conceitos igualmente arraigados, num sincretismo entre os ritos africAnos e os dos índios brasileiros.

Talvez seja por isso que, mesmo em cultos um pouco mais próximos dos ritos tRadicionalistas africanos, alguns filhos de Otin o identifiquem não com uma negra, como manda a tradição, mas com uma Índia.

Seu objeto básico é o arco e a flecha, o ofá.

Otin, usa capanga e lança. Sempre representada com o jarro de água na cabeça, pois alem de ser guerreira também cuida das plantações.

Os filhos de Otim são quase inexistentes, pois na Mitologia, Otim não teve filhos na terra, dando assim as cabeças dos filhos pAra Odé.

O filho de Otim apresenta arquetipicamente as características atribuídas do Orixá.

Representa a marKa sobre o mundo selvagem, nele intervindo para sobreviver, mas sem alterá-lo.

No tipo psicológico a ela identificAdo, é o conceito de forte independência e de extrema capacidade de ruptura, o afastar-se de casa e da aldeia para embrenhar-se na mata, a fim de caçar.

Seus filhos, portanto são aqueles em que a vida apresenta forte necessidade de independência e de rompimento de laços.

Nada pior do que um ruído para afastar a caça, alertar os animais da proximidade da caçadora.

Assim os filhos de Otim trazem em seu inconsciente o gosto pelo ficar calado, a necessidade do silêncio e desenvolver as observações tão importantes para seu Orixá.

Geralmente é associado às pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente.

Tem, portanto, grande capacidade de concentração e de atenção, aliada à firme determinação de alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir.

Sua luta é baseada na necessidade de sobrevivência e não no desejo de expansão e conquista.

Busca a alimentação, o que pode ser entendido como sua luta do dia-a-dia.

Esse Orixá é o guia dos que não sonhAm muito, mas sua violência é canalizada e represada para o movimento certo no momento exato.

É basicaMente reservada, guardando quase que exclusivamente para si seus comentários e sensações, sendo muito discreta quAnto ao seu próprio humor e disposição.

 



Arquétipo



Os filhos de Otim, poRtanto, não gostam de fazer julgamentos sobre os outros, respeitAndo como sagrado o espaço individual de cada um.

Buscam preferencialmente trabalhos e funções que possam ser desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participação de muita gente, não gostando do trabalho em equipe.

Ao mesmo tempo, é marKado por um forte sentido de dever e uma grande noção de responsabilidade.

São pessoas tipicamente extrovertidas, gostAndo de viverem sozinhos, preferindo receber grupos liMitados de amigos.

É, portanto, os tipos coerentes com as pessoas que lidam bem com a realidade material, sonham poucos, têm os pés ligAdos a terra.

 

CURIOSIDADES

OTÌN BÒ RÒ ODE (OTIN VEM AJUDAR ODÉ)







AVE > Aves malhadas varias cores, angolista, pombos.







BEBIDA > Água de coco, aluá, garapa, vinho doce, mate, água de coco, água com mel, vinho moscatel.







COME > Coco, abóbora moranga, frutas.







COR > Azul e rosa.







DIA DA SEMANA > Quinta-feira.








Dia da Lua > Quinto dia da Lua Nova.







DOENÇAS > Doenças mentais, úlcera gástrica.







ELEMENTO > Terra +.







EMBLEMA > Ofé, irukerê.







ERVAS > Arruda, alecrim, guiné, acácia,alfavaca do campo, eucalipto, guiné pipi, guiné caboclo, jaborandi, jurema, mangueira, peperegum verde, samambaia, goiabeira.




ESSÊNCIAS > Sândalo.






FLORES > todas de pendão, palmas brancas, palmas vermelhas, girassol.







FRUTAS > Coco, milho verde, abacate.







HABITAT > Mata fechada alta.







METAL > Zinco, mercúrio, latão.







NATUREZA > Floresta, selva, árvores.







NÚMERO > 07 e seus múltiplos.







OFERENDA > Chuleta de Porco e feijão miúdo.






PEDRAS > Esmeralda, quartzo verde, crisoprásio, aventurina, peridoto, jade.






QUATRO PÉ > Leitoa.







RITMO > Bàtá .







SIMBOLO > Arco e flecha, bodoque, espingarda.







SAUDAÇÃO > Oké!!!Saudação: Okebambo.







SAÚDE > Aparelho respiratório.







oriki





Otin rere

E moin dafá

Otin rere

E moin dafá

Òrìsà dafá mbó

Otin Obá delé

A oyo Òníy



QUALIDADES:



OTIN MALÉ

OTIN BOLÁ









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