BANCO GENÉTICO

A Cabanha Santa Isabel sempre está procurando incorporar novos sangues ao nosso rebanho. Para isso a inseminação artificial é uma ferramenta de extrema importância. A diversidade genética de uma raça é fator crucial para que o melhoramento genético seja efetivo.

A inseminação artificial possibilita o melhoramento do rebanho em menor tempo e com um baixo custo, através da utilização de sêmen de reprodutores comprovadamente superiores para a produção de carne.

Além disso, a inseminação artificial permite o cruzamento entre raças. Possibilitando o uso de raças que não possuem touros disponíveis em determinada região ou mesmo país. É o caso da Cabanha Santa Isabel, pois somente através do uso de inseminação artificial foi possível a criação de nosso rebanho de animais Highland, raça esta, que não existia no Brasil até nascerem os primeiros animais em nosso rebanho. O Highland ainda é hoje somente criado pela Cabanha Santa Isabel. Outras raças que hoje não mais existem no Brasil em estado puro estão sendo revividos em nosso rebanho através de inseminação, como é o caso das raças Maine Anjou e South Devon.

Ponto importante referente ao uso da ferramenta inseminação artificial na Cabanha Santa Isabel é o acesso a genética de touros mortos a vários anos. Como o sêmen congelado, desde que bem guardado e manuseado, se mantém viável por tempo indeterminado, é possível o uso estratégico de certos reprodutores em determinadas ventres com finalidade de correção de algum defeito. Este sêmen de touros mais antigos servirá para o refrescamento de sangue de nosso rebanho, ao ser usado para manter as características que a Cabanha procura em nossos animais.

Nosso banco está repleto de touros que morreram há muitos anos, pois é nosso objetivo sempre procurar touros que foram raçadores em outras épocas. Temos touros que tiveram sêmen congelado nas décadas de 60 e 70, os quais usamos com sucesso, produzindo terneiros e terneiras de excelente padrão racial, e acima de tudo, pureza racial indiscutível.

Nosso banco de sêmen consta com mais de 3.000 doses de sêmen de 16 raças bovinas de corte. Clicando nos links referentes às raças bovinas listadas abaixo, você encontra os touros que possuímos em nosso acervo genético.

SHORTHORN LINCOLN RED BELTED GALLOWAY HIGHLAND ABERDEEN ANGUS
HEREFORD DEVON SOUTH DEVON MAINE ANJOU NORMANDA
TARENTAISE BRITISH WHITE CARACU LIMOUSIN SANTA GERTRUDIS
GUZERÁ DROUGHTMASTER

Voltar a página inicial