A Cabanha Santa Isabel

A Cabanha Santa Isabel foi efetivamente fundada em janeiro de 1999, quando os primeiros ventres Shorthorn foram adquiridos. Criar a raça Shorthorn era um sonho acalentado por muitos anos em nossa mente. A cabanha se localiza na BR 471, km 536 (estrada Rio Grande - Chuí), no município de Rio Grande, a distância aproximada da cidade de Rio Grande é de 90 km, estamos próximos à Estação Ecológica do Taim.

Nosso plantel é formado de animais Puros de Origem (PO) e Puros Controlados (PC). Plantel este que está em formação, e para isto buscou nos principais criatórios de Shorthorn no estado Rio Grande do Sul, ventres e touros de alta qualidade genética. Os animais nascidos na Santa Isabel recebem o afixo SANTA ISABEL nos animais PO e JP nos animais PC. Selecionamos, também, animais Puros de Origem da raça Lincoln Red, os quais recebem o afixo SANTA ISABEL LINCOLNSHIRE.

Os primeiros animais foram adquiridos em janeiro de 1999, do Sr. Gabriel Gonçalves Marques, no município de Jaguarão. Nesta ocasião foram adquiridas cinco fêmeas; duas vacas de meia idade, uma novilha de 3 anos e duas terneiras de 4 meses. Todos os animais foram inscritos no livro de registro genealógico de Puros Controlados (PC) da Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares. Estes animais são a base PC que estamos trabalhando.

O rebanho PO, foi iniciado em outubro de 1999, desde então adquirimos animais de duas propriedades, a Agropecuária Recreio Ltda., do Sr. Milton José da Silva e Silva de Dom Pedrito e, Cabanha Rincão Alegre, do Sr. Hélio da Cunha Dutra & Filhos, de Santana do Livramento. Recentemente estamos buscando nossos touros de repasse na fazenda Santa Genoveva, do Sr. Paulo Brossard de Souza Pinto, de Bagé. A Cabanha Santa Genoveva possui linhagens antigas e de grande qualidade, por este motivo sempre procuramos incorporar o sangue dos animais desta propriedade ao nosso rebanho.

No ano de 2003 começamos a criar animais da raça Belted Galloway, os animais estão inscritos no livro de registro PC da ANC Herd Book Collares. Em 2005 iniciamos um rebanho puro por absorção da raça Scottish Highland, estamos trabalhando com os graus de sangue básicos, mas os animais já mostram grande padrão racial, mesmo para animais 1/2 sangue e 3/4 de sangue. Nossa intenção é abrir um livro de registro da raça Scottish Highland no Brasil, assim como importar animais PO das raças Belted Galloway e Scottish Highland. Os animais Belted Galloway tem o afixo SANTA ISABEL BELTIE e os animais Highland recebem o afixo SANTA ISABEL KYLOE.

Em outubro de 2007 foi iniciado o plantel de Hereford PO, através do ventre Santa Anita Wrangler Basic G238, presenteado pelo cabanheiro e amigo Dr. Marcelo Alves Pimentel, da Cabanha Santa Anita de Aceguá - RS. O afixo escolhido para os Hereford puros de origem é SANTA ISABEL HEREFORDSHIRE.

No ano de 2009, mês de agosto, iniciamos o plantel de Aberdeen Angus PO, através da de dois ventres Red Angus oriundos da Fazenda MC, de São Paulo e Cabanha Ribelles de Uruguaiana. Os Aberdeen Angus de nosso plantel recebem afixo SANTA ISABEL ABERDEENSHIRE.

Também, no ano de 2009, a Cabanha Santa Isabel efetuou um projeto que vinha sendo estudado e preparado durante vários anos, a importação de embriões Shorthorn de linhagem 100% puras, bem como a aquisição de embriões de Belted Galloway. Os embriões Shorthorn e Belted Galloway tem origem inglesa e são linhagens exclusivas da Cabanha Santa Isabel.

No ano de 2010, concretizamos a aquisição de embriões das raças Lincoln Red (St. Fort Farm) e Aberdeen Angus (Tofts Farm).

Em 2011 efetuamos o nosso maior projeto para melhoramento do plantel da raça Shorthorn da Cabanha Santa Isabel. Durante a Exposição de Palermo, em Buenos Aires, na Argentina, firmamos um convênio internacional com a Cabanha Tres Hojas, de Bahia Blanca, Argentina. Este convênio de grande importância para nós firma a importação exclusiva de embriões de sêmen de animais Tres Hojas. Estarão chegando em breve embriões da vaca DANTGIU ROSETTA REUQUE FLORIAE X137 (DOCTORCITA), a qual foi Bi-Grande Campeão de Palermo, além, de ser o primeiro animal da raça Shorthorn a ser clonado na América Latina. Doctorcita foi acasalada com MARIA LUCIA JUMBO 8167 (SALVADOR), touro de grande importância no rebanho argentino nos últimos 25 anos. Salvador foi Bi-Grande Campeão em Palermo e possui vários filhos e netos Campeões naquele certame.

Estamos planejando iniciar mais três planteis de animais puros por absorção. As raças Maine Anjou, South Devon, Normando, British White, Tarentaise e Caracu, os quais terão pequenos plantéis formados por inseminação artificial. Nossa intenção é mostrar a diversidade genética bovina existente no mundo. Estas raças estão com o registro genealógico parados à muitos anos, portanto desejamos reabrir os registros de Maine Anjou, South Devon, Tarentaise e British White.

Acreditamos ter adquirido animais que unam performance, pedigree e padrão racial, motivo este que nosso próximo passo será manter estas características através de técnicas de acasalamentos dirigidos usando linebreeding de touros que acreditamos ter grande valor para o rebanho gaúcho. Para aumentar nosso "casco" de ventres, estamos planejando fazer uso de transferência de embriões em determinados animais em breve.

A Santa Isabel tem por objetivo, também, a manutenção da pureza racial das raças Shorthorn e Lincoln Red, evitando assim que a "poluição genética" que vem ocorrendo na raça Shorthorn seja evitada ao máximo, através de detalhado conhecimento das genealogias de todos os animais que fazem parte de nosso rebanho, bem como, pela da aquisição de material genético, que temos conhecimento ser livre de impurezas raciais.

A Cabanha Santa Isabel, não está apenas preocupada em fornecer genética de qualidade aos seus clientes, mas, também, em manter as qualidades das raças com que trabalha, selecionando animais que irão realmente transmitir suas qualidades, e que, não sejam apenas fruto de vigor híbrido oriundo do acasalamento entre raças, que é muitas vezes efetuado sem o conhecimento dos herd-books responsáveis pela manutenção dos registros da raça.

Nossa meta é manter a variabilidade genética e a preservação da genética Shorthorn e Lincoln Red, aliando PERFORMANCE, PEDIGREE e PADRÃO RACIAL.

Para saber mais sobre nosso rebanho, como adquirir nossa genética, ou saber onde encontrar animais Shorthorn perto de sua propriedade entre em contato conosco.

Engº Agrº Jean Pierre Martins Machado
Rua Bento Martins 89 A - Rio Grande
Rio Grande do Sul
Brasil - 96201-220
E-mail: jpmm@vetorial.net
santaisabel@vetorial.net

Voltar a página inicial