Nossos reprodutores

A Cabanha Santa Isabel prima pela escolha de seus reprodutores, pois tão importante como as vacas de uma propriedade, são os touros usados para padrear estas fêmeas. Os produtos nascidos apresentam metade dos genes de cada um dos pais, esta escolha se faz mais importante ainda. Outro fator de muita importância se deve ao fato de que um touro é capaz de deixar dezenas de filhos em um rebanho durante sua vida reprodutiva, desta forma a escolha correta dos touros, seja em monta natural seja em inseminação artificial, pode levar seu rebanho ao sucesso ou retroceder toda uma geração de animais.

Atualmente a Santa Isabel trabalha com monta natural, e inseminação artificial. Temos por prioridade inseminar todos os ventres PO e PC. Posteriormente, após 30 dias de diferença repassamos as fêmeas que retornarem cio.

Nosso primeiro reprodutor foi Recreio Fomento Winchester 1106, o qual entrou em reprodução com 2 anos de idade. RFW 1106 é filho de Stonelea Winchester e neto de HS Instant Enticer e Silverleigh Flag 4J, Todos raçadores da raça Shorthorn, misturando sangues americanos, canadenses e australianos. 

Após 1106 utilizamos durante 4 estações de monta PSBP Piraí Gus 1441, um filho de Eionmor Mr. Gus 80C, touro canadense que está sendo amplamente usado na Inglaterra, Irlanda e Austrália, com progênie vitoriosa tanto em exposições como em provas de ganho de peso e qualidade de carne. Mr. Gus 80C é o touro mais requisitado na Austrália por sua capacidade de melhorar o marmoreio e as qualidades de carcaça. Seus filhos estão atingindo altos preços em remates de produção na Austrália. Piraí Gus 1441 tem uma mescla de sangues raros, pois além de Gus 80C, possui Chapelton Brigand como avô materno. Uma mistura de sangues canadenses e ingleses em um único animal.

Por duas temporadas de monta usamos PSBP Piraí WBM 1445 A. Animal filho de Winalot Big Mac, em vaca Winalot Big Mac e HS Instant Enticer, portanto consanguineo em sangue Winalot Big Mac. Touro de pelagem branca e aspado, com forte musculatura e linha de lombo larga. Paletas fortes e quartos profundos com boa largura de garupa. Deixou algumas fêmeas de bom desenvolvimento, bem como um terneiro de pelagem branca que usamos em repasse e foi vendido aos 2 anos de idade para servir em um rodeio de vacas mestiças Shorthorn/Hereford/Aberdeen Angus.

RFW1106.jpg (25059 bytes) 1441.jpg (37088 bytes)

Recreio Fomento Winchester 1106

PBSP Piraí Gus 1441

PBSP Piraí WBM 1445 Santa Isabel T10 Far Away Topador

Na estação de monta de 2008 passamos a usar somente touros de nossa criação.

Atualmente estamos trabalhando nossas vacas com o touro Santa Isabel T10 Far Away Topador, nascido em 24 de setembro de 2006, rosilho, mocho heterozigoto. Seu pai é Rincão Alegre Anwick Isidore 666 (Anwick Isidore em vaca Rincão Alegre Watchful 400) e sua mãe é Santa Isabel 02 White Tarquin (Rincão Alegre Trasumante 1600 em vaca Rincão Alegre Trasumante 1534). Touro comprido e com muito ossatura. Excelente caracterização racial, costelas profundas e quarto traseiro amplo e bem descido de carnes. Frame 5.5, tamanho mediano, proporcionando um rápido engorde. Sua docilidade eh algo especial e que marca sua progênie. A primeira geração de filhos nasceu na primavera de 2009 no rebanho geral de vacas Shorthorn e Hereford. Nesta primavera de 2012 os primeiros produtos PO nasceram confirmando a qualidade de Santa Isabel 10 como reprodutor. Produziu fêmeas de muita profundidade e linha de lombo excelente, bem como imprimiu a largura de posterior que possui indiferente da linha sanguínea da vaca coberta.

Teve sêmen coletado para reserva da cabanha e doses foram comercializadas com criadores do estado de Santa Catarina para ser usadas sobre vacas Charolesa e Crioula Lageana.

No ano de 2013 nasceram os primeiros embriões importados da Argentina, dentro os animais nascidos elegemos um terneiro para ser nosso próximo touro de plantel. O terneiro – Tres Hojas 02 TEI Salvador X137 – é de pelagem vermelha e aspado. Está em preparo para as exposições do ano de 2014 e 2015.

A escolha dos touros a serem usados se baseia em três princípios que acreditamos serem básicos para o melhoramento de um rebanho. PEDIGREE, PERFORMANCE e FENÓTIPO.

- PEDIGREE - Para nós o pedigree de um animal tem valor importante, pois além de certificar a pureza racial que desejamos, através do pedigree temos uma idéia do que podemos esperar de um touro ou vaca, pois segundo Mendel, um indivíduo recebe metade da carga genética de cada pai, portanto se os pais forem bons, a probabilidade de sua progênie o ser é grande.

- PERFORMANCE - Os dados de performance são importantes para atestar o pedigree de um animal, temos consciência de que nem sempre animais com bons pedigrees apresentam ótima performance, e vice versa. Mas, também, não fechamos os olhos para o resto e olhamos apenas os dados de performance, ex. DEP's, pois vemos animais com excelentes DEP's a custa de vigor híbrido ganho através de cruzamentos com outras raças.

- FENÓTIPO - Comprar sêmen ou touros olhando seu fenótipo é muito importante, pois ao vermos um determinado animal, estaremos vendo os seus futuros produtos.

Fotos:
Arquivo particular Cabanha Santa Isabel

Página inicial