Nossos ventres

A cabanha Santa Isabel, embora tenha iniciado seu plantel há pouco tempo, tem na figura de suas vacas mais de 200 anos de história da raça Shorthorn. Muitos dos nossos ventres têm suas genealogias traçadas até o ano de 1790. Muitos dos famosos touros que foram pilares da raça Shorthorn estão presentes na genealogia de nossas fêmeas.

Para citar alguns nomes famosos, listamos Comet (ING.155), um dos fundadores da raça Shorthorn melhorada; Bollinbroke (ING.280) famoso touro de Charles Colling que era filho de uma vaca meio sangue Galloway vermelho; Favourite (ING.252), fundador da raça; Billy (ING.3151); Albion (ING.731); Champion of England (ING.17525) touro mais famoso do rebanho de Amos Cruickshank, um dos fundadores do Shorthorn Escocês, estes são apenas alguns dos famosos touros do passado histórico da raça que temos em nossas genealogias.

Muitas das famosas famílias ou tribos de Shorthorn fazem parte de nosso plantel, Lavender, Rosamond, Queens, Clipper, Broadhooks, Rosewood, Ringlet, Rissington, Waterloo, Rosemary, Goldie, Orange, Stewart, Duchess, Flora, Crocus, Louisa, Miss Ramsdein, Moss Rose, Sittyton, Orange Blossom, Nobleman, Royal Clarionet, Loving Beauty, Ceres, Clara, Fairy, Gilt, Strawberry, Castanet, Charity, Secret, Lavinia, Lovely, Fancy, Mayflower, Lady Bird, Myrtle, Sittyton Lavender. As principais famílias remontam aos criatórios de Amos Cruickshank em Sittyton, Escócia, rebanhos de Thomas Bates (seleção para leite) e diretamente ao criatório dos Irmãos Collings. 

A aquisição de fêmeas para fomentar nosso plantel é direcionada principalmente para fertilidade e produtividade. Procuramos fêmeas de tamanho mediano, com bom caráter leiteiro e carne em quantidade.


SANTA ISABEL 17 ROAN FALKLANDS
(PBSP PIRAÍ WBM 1445A X RECREIO INSTRUÍDO F363 1039)
RECREIO ENTICER MANDALONG 1185
(RECREIO 1018 X RECREIO ZOOK MANDALONG 1027)

Fêmeas que venham a parir jovens e que repitam cria todos os anos. Nossas vacas não recebem suplementação nenhuma. O rebanho permanece todo o ano em campo nativo, as pastagens cultivadas de azevem, apenas para as vacas de 1ª cria e vacas adultas que estejam com baixa condição corporal. Procuramos acasalar a novilhas aos 2 anos de idade, desde que apresentam estrutura corporal para levar uma gestação saudável, sem por em risco seu desenvolvimento corporal.

A atividade de cria se caracteriza por ter ciclo longo, portanto estamos apenas agora colhendo os frutos de nosso investimento em ventres de outros rebanhos. A disponibilidade de ventres Shorthorn é inexistente, portanto o aumento de um rebanho que parte de um pequeno e limitado número de vacas de cria é muito vagaroso. Aliado a isso, as perdas normas da atividade como mortes e problemas de cria roubada e não prenhes após a estação de monta transformam a lentidão ainda maior.

Mas o trabalho de preparo e escolha de acasalamentos é compensador. Verificar os acertos, assim como os erros que ocorrem em todo processo são de muita valia para se aprimorar a seleção dos animais. Este ano estamos com a maioria dos ventres em cria com o nosso prefixo, e vemos que muitas das ideias que acreditamos estão se tornando realidade. Isto serve apenas para incentivar e manter a fixa ideia de continuar adiante.

No final de 2013 os primeiros embriões importados nasceram em nosso rebanho. Temos dois ventres oriundos de embriões importados da Argentina, e que serão, assim que possível coletados para gerar mais ventres com esta linhagem que muito nos interessa.

Nossa intenção é trocar o mais rápido possível a base genética de origem brasileira por animais oriundos de embrião importados da Argentina e Inglaterra. De nossa base genética atual, iremos manter somente o que nos é realmente importante e com o devido biótipo animal que acreditamos ser útil.

Temos em nossa mente um tipo animal bem claro, e pretendemos atingir este objetivo o mais rápido possível.

SANTA ISABEL 16 ROAN FALKIRK
(RINCÃO ALEGRE ANWICK ISIDORE 666 X RECREIO ENTICER MANDALONG 1185)
SANTA ISABEL 38 DUCHESS OF GLASGOW 1ST
(STONMOUR THUNDER CLOUD X SANTA ISABEL 11 ROAN DUCHESS OF GLASGOW)
 

 

Fotos;
Arquivo particular Santa Isabel
Copyright: Jean Pierre Martins Machado

Página inicial